11 de março de 2012


Whitesnake e Judas Priest: uma noite a ser lembrada (11/09/2011 - Citibank Hall - Rio de Janeiro)


Como descrever uma noite na qual as pessoas puderam ver duas das melhores bandas de todos os tempos em ação? Surpreendente? Admirável? Maravilhosa? Acho que não há adjetivos suficientes para uma noite que começou com o coração e a alma do Hard Rock do Whitesnake e terminou com uma aula do Heavy Metal clássico do Judas Priest.
Algumas horas antes do show, o shopping center onde fica o Citibank Hall no Rio de Janeiro, tradicionalmente frequentado por famílias com crianças, foi tomado por um mar de camisetas pretas, que parece ser o uniforme do Rock’n’roll.



Fãs do Whitesnake e Judas Priest na praça de alimentação.

Depois de um lanche rápido da praça de alimentação, era hora de ir para o show. E às 21h30min em ponto, os primeiros acordes de My Generation do The Who foram tocados, precedendo a entrada do Whitesnake no palco, como tem sido feito nessa turnê para promover o novo álbum da banda, Forevermore.
Eles abriram o show com Best Years, uma música do álbum Good to be bad, mas o público começou a enlouquecer com a segunda música: Give me all your love, um dos maiores sucessos da banda. Mas a casa começou a tremer (como eu nunca tinha visto antes) com Love ain’t no stranger, um enorme sucesso no Brasil, desde 1985, quando o Whitesnake foi a primeira atração internacional do primeiro Rock in Rio. Além disso, essa música foi usada em um comercial de cigarro para TV (quando esse tipo de propaganda era permitido no país), por isso, está gravada na memória da maioria das pessoas.
Depois da balada Is this love, era hora de ouvir um pouco do material novo e eles apresentaram as poderosas Steel your heart away e Forevermore de seu último álbum, também chamado Forevermore.
Não era apenas uma noite para David Coverdale mostrar seu charme natural (sim, ele ainda o tem) e voz poderosa: os guitarristas Reb Beach e Doug Aldrich também realizaram um duelo de guitarra inesquecível, que simplesmente hipnotizou as pessoas no local.
Whitesnake: empolgando o público.
E um a um, todos os elementos que formam um bom show de Hard Rock hoje em dia foram mostrados no palco: emoção, sentimento, baladas poderosas, solos de guitarra maravilhosos, baixo e bateria em total harmonia e uma bela voz que marcou mais de uma geração.
O Whitesnake encerrou seu show com a música Burn, do Deep Purple. Novamente, a casa estava tremendo. Depois de um show épico, o que mais poderíamos querer?
Nós queríamos Judas Priest e a aula de Heavy Metal que eles estão apresentando nessa turnê, chamada Epitaph. Na verdade, ela poderia se chamar Fundamentos do Heavy Metal’ ou Heavy Metal para Neófitos.
Além de todos os fãs de Heavy Metal, esse show também poderia ser visto por pessoas que não gostam do gênero ou que não sabem nada sobre ele. Isso seria muito esclarecedor para essas pessoas...
Eles abriram a aula de Heavy Metal com Rapid Fire do álbum de 1980 British Steel. Deste álbum clássico, eles também tocaram Metal Gods e Living after midnight, com a qual encerraram o show.



Uma viagem por 40 anos de Heavy Metal clássico.


A cada música, a tela atrás da banda mostrava o álbum correspondente e Rob Halford, um mestre de cerimônias legítimo, explicava um pouco sobre a história da música e do álbum.
E nessa aula de Heavy Metal, o público pôde curtir um desfile de canções já clássicas, como Judas Rising, Night Crawler, Turbo Lover, Breaking the Law e Painkiller. Mais uma vez, o lugar estava balançando.


Vale a pena observar que Rob Halford ainda canta muito bem e o novo guitarrista, Richie Faulkner (ex-Voodoo Six), que recebeu a difícil missão de substituir o icônico KK Downing, após sua aposentadoria, é igualmente talentoso.
Para terminar uma noite tão perfeita (e essa aula perfeita), a banda escolheu mais 4 clássicos para o bis: The Hellion, Electric Eye, Hell Bent for Leather e You've Got Another Thing Coming. No entanto, ainda havia mais um clássico a ser tocado e eles terminaram o show com Living after midnight, a cereja do bolo.
Setlist Whitesnake
Abertura: My Generation (The Who)
    1. Best Years
    2. Give Me All Your Love
    3. Love Ain't No Stranger
    4. Is This Love
    5. Steal Your Heart Away
    6. Forevermore
    7. Guitar Duel
    8. Love Will Set You Free
    9. Drum Solo
    10. Here I Go Again
    11. Still Of The Night
    12. Soldier of Fortune (Deep Purple cover)
    13. Burn / Stormbringer (Deep Purple cover)
Setlist Judas Priest:
    1. Rapid Fire
    2. Metal Gods
    3. Heading Out to the Highway
    4. Judas Rising
    5. Starbreaker
    6. Victim of Changes
    7. Never Satisfied
    8. Diamonds & Rust (Joan Baez cover)
    9. Dawn Of Creation
    10. Prophecy
    11. Night Crawler
    12. Turbo Lover
    13. Beyond the Realms of Death
    14. The Sentinel
    15. Blood Red Skies
    16. The Green Manalishi (Fleetwood Mac cover)
    17. Breaking the Law
    18. Painkiller
Bis 1:
    1. The Hellion
    2. Electric Eye
    3. Hell Bent for Leather
    4. You've Got Another Thing Comin'
Bis 2:
    1. Living After Midnight

Nenhum comentário:

Postar um comentário